ter, 7 ago

O lanche ideal para o seu filho levar para a praia

Verão é a altura por excelência das idas à praia. Os banhos de água fresca fazem as maravilhas das crianças, mas para além das preocupações com a exposição ao sol temos também que preparar os lanches ideais para mantê-las nutridas e com energia para se divertirem ao máximo. 

Quando chega a hora de preparar a lancheira é mais fácil optar pelas habituais bolachas e sumos que as crianças adoram, mas não é de todo o mais indicado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2014, Portugal era o 5º país na Europa com maior taxa de obesidade infantil. Os meninos, sobretudo de 11 anos, um em cada 10 sofre de obesidade. Nas meninas, o problema é mais acentuado aos 15 anos com 1% de obesidade registada.

A nutricionista Alexandra Bento esteve no programa a explicar quais os alimentos mais  adequados para se levar na lancheira de uma criança para a praia.

Dicas:

1 - Águas e infusões (sem adição de açúcar)

2 - Fruta: uvas, ameixa, maçã, pêssego e banana da madeira (dar preferência à fruta da época)

3 - Fruta arranjada e acondicionada em recipientes de vidro: melancia e melão

4 -  Legumes: palitos de cenoura, pepino e tomate cereja

5 - Sandes em pão de mistura com uma fonte proteica (peito de perú/frango grelhado, atum ao natural, ovo cozido, queijo fresco) + folha de alface + rodela de tomate 

6 - Pipocas simples (feitas em casa sem adição de gordura e/ou de açúcar)

7 - Tremoços sem sal (é fonte de fibra)

A lancheira deve ser preparada com cuidado e higiene. Deve-se separar os alimentos confecionados dos alimentos crus e colocá-los dentro da lancheira térmica ou numa lancheira com gelo.

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