2 nov 2016

Mousse de castanhas

500g de castanhas congeladas

2 dl da água de cozer as castanhas

4 ovos

2 dl de natas

100g de açúcar

6 folhas de gelatina

1 c .de chá de baunilha líquida

 

Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, junte as castanhas ainda congeladas e deixe-as cozer durante 15 minutos. Depois, escorra-as e guarde a água onde as cozeu.

Deite as castanhas para um recipiente. Junte 2 dl da água da cozedura e reduza-as a puré com a varinha mágica. Depois, deite o puré para uma tigela e deixe arrefecer.

Ponha a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Depois, escorra-a e leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas.

Bata as natas até ficarem espessas. Separe as gemas das claras, junte as gemas ao puré e mexa bem. Adicione a gelatina derretida e mexa. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem duras e brilhantes.

Junte ao puré as natas, misture bem e, por fim, junte as claras e misture delicadamente. Deite para taças ou formas e leve ao frio até solidificar.

Sirva frio.

Nota: se utilizar formas individuais pode colocar no meio 2 castanhas em calda. Também pode servir esta mousse com um molho de chocolate.

Basta levar ao lume 1 dl de natas, deixar ferver, desligar o lume e juntar 100g de chocolate em barra. Deixe repousar cerca de 10 minutos, depois mexa até ficar um creme liso e sirva com a mousse desenformada.

8 pax

Fácil

Económico

Tempo 50 minutos mais o tempo de frio

Página Oficial do Você na TV