18 mai, 17:48

As varizes nos homens

A Dra. Joana de Carvalho, médica especialista em angiologia e cirurgia vascular, foi nossa convidada para nos falar de alguns mitos e verdades em torno das varizes.

A nossa convidada começou por nos explicar que uma variz é uma veia dilatada e tortuosa e que, tradicionalmente, dizemos que as mulheres são mais propícias a terem varizes que os homens mas isso é um mito, pois estudos indicam que a diferença entre ambos os sexos já não é assim tão grande.

Com a, cada vez, maior necessidade de cuidar do corpo e de praticar desporto, será que há exercícios que podem provocar ou, por outro lado, prevenir varizes nos homens? Descubra as respostas.

1- Musculação em excesso provoca varizes.

VERDADE: A musculação com pouca carga e bastantes repetições ajuda no retorno venoso, logo é bom para evitar as varizes. Contudo, exercícios abdominais em excesso pioram o quadro de varizes.

2- Exercícios aeróbicos ajudam a evitar varizes.

VERDADE: É o tipo de exercício mais indicado pelos especialistas. Nadar, correr, caminhar e pedalar, além de que os exercícios aeróbicos são fundamentais para mexer o corpo e fugir do sedentarismo, uma das principais causas para o aparecimento de varizes.

3- Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes.

VERDADE: Em trajetos longos de avião ou autocarro, por exemplo, as nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em voltar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue.

4- As varizes são causadas por ficar muitas horas de pé.

VERDADE: A profissão geralmente é um fator desencadeante. Homens sedentários, que ficam muito tempo parados e em pé tendem a sofrer de varizes.

5- As mulheres têm mais hipóteses de desenvolver varizes?

VERDADE: Estudos apontam que as mulheres podem ter entre duas a três vezes mais varizes que os homens, muito devido aos fatores hormonais.

Hidratar-se bastante e mexer as pernas com pequenas caminhadas, por exemplo, são duas das dicas que o podem ajudar no combate ao aparecimento de varizes.

 

 

 

 

 

 

Cristina Ferreira

Manuel Luís Goucha

Página Oficial do Você na TV