11 dez 2015

A Gravidez: mitos e verdades

Está grávida, ou quer engravidar, e tem algumas questões mal resolvidas na sua cabeça, e outras sem resposta? Nós resolvemos o seu problema! Dezembro é um mês de nascimentos e de esclarecer todas as dúvidas sobre a gravidez.

A Dra. Silvia Roque é Ginecologista e esteve cá hoje para nos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a Gravidez. 
Esclareça todas as suas dúvidas aqui, está aberto o consultório! 

Andar muito a pé no final da gravidez ajuda a induzir o parto?
Verdade. «Se o colo estiver favorável e se a cabeça da criança estiver na posição correta, tudo ajuda a ter algumas contrações e a provocar o nascimento», afirmou a Dra. Silvia Roque. Mas atenção, se durante toda a gravidez não fez exercício físico e no fim começa a fazer pode provocar algum risco. «Antes das 35, 36 semanas pode começar a andar, a partir dai  tem que o fazer lentamente», acrescentou a Dra. 

Uma barriga pequena significa mau desenvolvimento do bebé?
Mito. «Depende, há esse problema quando a vida das mães é demasiado stressante, a barriga fica mais pequena e o bebé não cresce. Mas por norma, não é completamente linear, barrigas pequeninas significam bebés pequeninos, mas com 'arrumações' diferentes e que muitas vezes até nos enganam.», referiu a Ginecologista. 

Se os desejos de uma grávida não forem satisfeitos o bebé pode nascer com algum sinal? 
Mito. «As grávidas fazem muita chantagem com isto, mas o que é certo é que não faz diferença nenhuma (ao bebé) se o desejo da mãe não for satisfeito», afirmou a Dra. Silvia Roque. 

Se uma grávida beber muito leite significa que vai produzir mais leite?
Mito. «O leite que ingerimos nada tem a ver com o leite que o nosso corpo vai produzir.», explicou a Dra.

Ter a barriga larga significa menina e barriga pontiaguda menino?
Mito. «Há casos em que se acerta, mas é pura sorte. Este mito foi baseado num saber popular, mas não há nada que indique que assim seja.», esclareceu a Dra.Silvia Roque. 

Ficou esclarecido com estas questões? Para saber mais veja o video e fique pronta para ser uma mãe sem questões e dúvidas. 

 

Página Oficial do Você na TV