O que procura?

Alimentação do bebé

A primeira alimentação dos bebés é fundamental para a saúde que terão ao longo de toda a vida. Contamos com a ajuda do pediatra Hugo Rodrigues para perceber aquilo que os bebés devem comer nos primeiros meses de vida.

23 fev, 16:39

A amamentação promove o reforço do vínculo entre mãe e filho, sendo que o leite materno tem funções vitais na saúde do bebé, ajudando a prevenir alergias e infeções. A Organização Mundial de Saúde recomenda manter o leite materno até aos dois ou três anos. No caso da mãe, amamentar ajuda na recuperação do parto e previne o cancro da mama e ovários.

O leite em pó é a alternativa ideal para quando o leite materno deixa de ser suficiente, sendo que o leite de vaca só é aconselhável depois do primeiro ano de vida. Já a alimentação sólida deve ser introduzida por volta dos seis meses de idade. As primeiras sopas não devem conter sal. 

A fruta deve ser introduzida mal o bebé se habitue ao sabor da sopa. Já a carne – carne branca, sobretudo - deve ser iniciada pelos seis meses, nunca mais de 15g por refeição. A partir dos sete meses o bebé deve passar a comer duas sopas por dia. O peixe, por sua vez, pode começar a ser experimentado pelos bebés a partir dos sete meses. 

O bebé deve começar a ter os primeiros contactos com a comida dos adultos depois de fazer um ano de idade.

PARTILHA