O que procura?

Gripe ou constipação?

Gripe e constipação são duas doenças absolutamente diferentes. Recordamos neste artigo, e com a ajuda do médico Viriato Horta, os sintomas de ambas as doenças e o que deve ser feito em caso de infeção.

7 fev, 16:28

GRIPE
A gripe é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias, sendo que a transmissão do vírus da gripe é feita através de espirros ou de tosse. A melhor arma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que deve ser anual. O pico da atividade gripal ocorre entre novembro e fevereiro.

Sintomas de gripe:
- Mal-estar repentino;
- Dores de cabeça, musculares e articulares;
- Febre alta.

Na persistência dos sintomas de gripe deve recorrer-se ao médico assistente. Os antibióticos atuam nas bactérias e não nas infeções provocadas por vírus. Quando tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel ou o antebraço para tapar a zona da boca.

 

CONSTIPAÇÃO
A constipação é uma infeção das vias respiratórias superiores. Os meios de transmissão dos vírus da gripe e da constipação são em tudo semelhantes.

Sintomas de constipação:
- Congestão e corrimento nasal intenso
- Comichão e vermelhidão no nariz;
- Diminuição ou perda do olfato e do paladar;
- Espirros;
- Olhos lacrimejantes;
- Dor de cabeça e/ou de garganta;
- Eventualmente, febre baixa.

Em caso de constipação evite a exposição ao frio e os ambientes com fumo. Os sintomas de constipação tendem a atenuar-se com repouso e ingestão de líquidos.

PARTILHA