O que procura?

O que diz a língua sobre a nossa saúde?

Sabia que pode descobrir muito sobre a sua saúde se prestar atenção à sua língua?

4 dez, 17:28

Viriato Horta, médico de Clínica Geral, é nosso convidado para nos ajudar a perceber o que pode dizer a língua sobre a nossa saúde.

A língua é uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo. Precisamos dela para articular as palavras, sentir os sabores e produzir saliva. Apesar da importância que tem, continuamos sem cuidar da sua saúde. A língua é saudável quando está rosada, viçosa e brilhante. Tremores, inchaço, marcas de dentes ou cor alterada são sinónimo de problemas de saúde.

Esteja atento aos sinais transmitidos pela sua língua. Marcas esbranquiçadas podem indicar má digestão ou digestão incompleta dos alimentos.O tom amarelado da língua pode indicar mau funcionamento do fígado. Já a aparência azulada da língua pode ser um alerta para problemas de coração.

Caroços irregulares, úlceras e feridas por mais de seis semanas são preocupantes. A palidez da língua pode ser um sinal de anemia. Quando a língua mostra algum inchaço e marcas de dentes pode ser sinal de desidratação e alergias. Inchaço ou vermelhidão apontam para a falta de vitaminas.

PARTILHA