O que procura?

Dicas para poupar água

Portugal atravessa um dos maiores períodos de seca de que há memória. Carmen Lima, engenheira do Ambiente da Quercus, Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, e Valter Luz, empresário agrícola, ajudam-nos a perceber a gravidade da situação e as medidas a tomar para diminuir o consumo de água.

22 nov, 12:53

O mês de outubro foi o mais quente dos últimos 87 anos e as albufeiras estão, neste momento, com níveis de água abaixo da média. A zona de Viseu, a mais afetada pela seca, já está a ser abastecida com camiões cisterna.

Tendo em conta o atual panorama, o Governo lançou uma campanha para apelar à poupança de água. A escassez de água pode pôr em causa as novas sementeiras e aumenta os riscos de poluição. As autarquias e empresas já estão a adotar medidas de poupança de água e é importante que todos os portugueses o façam também.


HIGIENE
- Opte pelos duches rápidos, em vez dos banhos demorados. Pode poupar cinco mil litros de água por mês. Um duche de 15 minutos, com a torneira meia aberta, consome cerca de 240 litros.
- Enquanto lava as mãos e os dentes ou faz a barba vá fechando a torneira. Pode poupar 2.700 litros. Para lavar os dentes, use um copo em vez de manter a torneira aberta;
- Um autoclismo com duas possibilidades de descarga permite poupar mais de 1.500 litros de água por mês quando comparado com um autoclismo de descarga simples.


TORNEIRAS
- Uma torneira aberta durante um minuto representa o desperdício de cerca de 12 litros de água.


REDUTOR DE CAUDAL
- Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80% do consumo de água.


MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA E ROUPA
- Use as suas máquinas de lavar loiça e roupa sempre com a carga completa. Aproveite bem a capacidade da(s) sua(s) máquina(s) e evite recorrer a ciclos de meia carga;


AUTOCLISMO
- Reduza a capacidade do depósito do autoclismo com uma garrafa de 1,5 litro cheia de água;
- Não utilize a sanita como caixote de lixo: isso dificulta o tratamento do esgoto e implica várias descargas de água.

PARTILHA