O que procura?

Como viver com Diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, recebemos em estúdio Rui Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

14 nov, 16:56

Estima-se que, em Portugal, mais de 400 mil pessoas sofrem de diabetes e não sabem. Esta é uma doença crónica que se caracteriza pelo elevado nível de açúcar no sangue e que afeta, em média, uma em cada dez mulheres portuguesas. 

Adotar um estilo de vida saudável é o primeiro passo para evitar a diabetes mais frequente: a de tipo 2. A grande maioria dos adultos, após os 35 anos, que padece desta doença, tem diabetes deste tipo. Já a diabetes do tipo 1 surge ainda na infância ou juventude. 

A diabetes nos adultos não apresenta qualquer sintoma na sua fase inicial. Os níveis de açúcar no sangue não devem estar abaixo dos 700mg/dl e o diagnóstico é feito através dos sintomas ou de análises de sangue. 

Os principais sintomas a que se deve estar atento e que podem ser sinónimo de diabetes são a fadiga, a maior frequência urinária sem razão e sede excessiva. 

Ainda que a diabetes não tenha cura, a verdade é que um bom controlo da glicemia permite ao doente uma vida perfeitamente normal. É importante que, para isso, haja um controlo regular dos níveis de açúcar no sangue, uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercício físico. Tomar a medicação quando prescrita pelo médico e manter um peso saudável são outras das recomendações.

PARTILHA