O que procura?

Sinopse

Espírito Indomável

Duas famílias, separadas há décadas por uma rivalidade mortal, reencontram-se no tempo presente para um último ajuste de contas.

Duas famílias, separadas há décadas por uma rivalidade mortal, reencontram-se no tempo presente para um último ajuste de contas. No seio deste rancor antigo, no turbilhão da escalada de vingança, dois jovens vão viver um amor impossível, cujo desenlace poderá ser fatal.

Zé, é uma mulher jovem, independente, com uma beleza selvagem a que ela própria é indiferente. Zé nunca imaginou ver os seus sentimentos fraquejarem por um homem, por isso, é surpreendida ao sentir algo por alguém que é o seu oposto: Rafael, um jovem bem-parecido e um pouco leviano, filho do patrão, Joaquim Figueira, que a recolheu com a mãe adoptiva, há quase duas décadas no Uruguai. Apesar da atracção entre Zé e Rafael ser inevitável, no início nenhum o quer admitir.

Rafael, apesar de fascinado por Zé, está noivo; e Zé, coerente com a sua independência e rebeldia, mantém a sua distância que, no caso do seu espírito indomável, passa por pegar numa espingarda se tal for preciso.

Foi no Uruguai que, há vinte anos atrás, uma amizade acabou em tragédia transformando-se num antagonismo mortal.

Joaquim e o seu melhor amigo Rodrigo Monteiro Castro, emigraram para o Uruguai onde fizeram a sua fortuna tornando-se proprietários das maiores fazendas de criação de gado da região. As duas famílias viveram lado a lado. As crianças cresceram como irmãos. Mas a ambição desmedida de Monteiro Castro encontra um travão indesejável na honestidade de Figueira e a amizade de ambos torna-se numa brutal rivalidade, atingindo o clímax quando Rodrigo descobre que a sua mulher, Teresa, vive um romance com Joaquim.

A tragédia abate-se no dia em que Teresa, decidida a acabar com o casamento infeliz, foge de casa com os filhos. Rodrigo enceta uma perigosa perseguição que acaba com a queda do carro de Teresa ao rio e o desaparecimento de Constança, a filha ainda bebé, que é dada como morta.

A família Monteiro Castro muda-se para Portugal, assim como Beatriz, a mulher de Joaquim, que traz o filho mais velho do casal, Rafael, e a sua irmã, Joana. Joaquim permanece pelo Urugai com o seu outro filho, Júnior.

Duas décadas depois, durante uma visita de Rafael ao pai e irmão, Júnior é morto a tiro por um atirador furtivo, durante uma caçada com Rafael. Joaquim tem a certeza de ter sido obra do seu inimigo Rodrigo, regressado ao Urugai para se vingar. Consequentemente, Joaquim decide mudar-se para Portugal para uma herdade em Coruche, onde tal como o inimigo se irá dedicar ao negócio do gado e da cortiça. Compra a propriedade vizinha à de Rodrigo, com o intuito de o arruinar, reactivando a guerra sem tréguas que opõe as duas famílias.

É nesta circunstância que Rafael e Zé se vão encontrar. Mas quando Rafael consegue finalmente derrubar as defesas de Zé, ambos descobrem que estão, fatalmente, em lados opostos de uma guerra. Será que o amor vai ser mais forte do que o sangue?