Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Estados Unidos anunciam o seu maior pacote de sempre para a Ucrânia: 6 mil milhões de dólares

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Macron duvida que escudo anti-míssil europeu afaste ameaça russa e sugere "dissuasão nuclear"
     
  • Bélgica vai entregar F-16 à Ucrânia já em 2024
     
  • Stoltenberg considera espionagem russa "perigosa e inaceitável"
     
  • Dois hospitais em Kiev evacuados devido a ameaça de bombardeamentos
     
  • Ministro da Agricultura da Ucrânia libertado sob fiança
     
  • Blinken diz que a Rússia "teria dificuldade em manter o ataque à Ucrânia sem o apoio da China"
2024-04-26
23:09

"Há uma tendência dos Estados Unidos para criar grupos para conter o crescimento da China, que o vê como não natural"

O comentador da CNN Portugal Tiago André Lopes afirma que Estados Unidos e China "estão em pontos muito diferentes do ponto de vista diplomático" e refere. Acusações contra Pequim da parte de Antony Blinken, que afirma que a China está a tentar interferir nas próximas eleições americanas, "podem não ajudar ao pouco sucesso que a visita" do secretário de Estado dos EUA à capital chinesa teria.

2024-04-26
21:17

Bélgica anuncia apoio militar de 200 milhões de euros à Ucrânia

A par do anúncio do envio de caças F-16 já em 2024, o governo belga disse também que vai contribuir com 200 milhões de euros para uma iniciativa alemã de reposição dos stocks de defesa aérea da Ucrânia.

"Continuaremos mobilizados nas próximas semanas para apoiar a Ucrânia", afirmou a ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, citada pelo canal RTBF.

2024-04-26
19:51

"Este é o Richard": governo ucraniano exibe cão que sobreviveu a ataque russo em Kharkiv

Cão Richard (Ministério do Interior da Ucrânia)

No seu canal no Telegram, o Ministério do Interior da Ucrânia fez uma publicação sobre o cão Richard, um animal de estimação que sobreviveu a um ataque russo à região de Kharkiv.

"Este é o Richard. Quatro pessoas e um animal de estimação sobreviveram milagrosamente a um ataque russo a uma zona residencial na região de Kharkiv esta manhã", começou por escrever o ministério.

"Não a uma base militar. Não a um depósito de munições ou de equipamento [militar], mas a edifícios residenciais de famílias ucranianas comuns... Todos os dias temos de nos lembrar contra quem e contra o que estamos a lutar! Só uma Ucrânia forte e a nossa vitória garantem a paz!", completou o governo ucraniano.

2024-04-26
19:37

Macron duvida que escudo anti-míssil europeu afaste ameaça russa e sugere "dissuasão nuclear"

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje ter dúvidas de que um "escudo anti-míssil" europeu ofereça "proteção total" contra a Rússia, apelando a reflexão estratégica na Europa que inclua "dissuasão nuclear".

A Europa é "o continente que pode ser atingido amanhã por mísseis" da Rússia, que "está a tornar-se novamente uma potência desinibida", disse Macron aos jornalistas à margem de uma visita a Estrasburgo.

"O debate levantado pelos alemães, especialmente porque não têm um sistema de dissuasão nuclear, é legítimo", afirmou Macron, acrescentando que não tem "a certeza de que exista qualquer tipo de escudo anti-míssil que proteja totalmente contra os mísseis russos ou que os dissuada".

De acordo com o presidente francês, a solução poderá ser "um pacote": "termos nós próprios lançamentos de [mísseis de] longo alcance para dissuadir", "ter escudos, cúpulas", como propõe a Alemanha, "e integrar a questão da dissuasão [nuclear] nesta reflexão".

Para Macron, é necessário fazer uma "reflexão estratégica" e "clarificar o conceito" antes de analisar as "capacidades" de armamento e, neste aspeto, existe "uma ligeira diferença" em relação à abordagem alemã.

2024-04-26
19:16

Rússia alega que ataque ucraniano matou uma pessoa em Kakhovka

Vladimir Saldo, governador instalado pelo Kremlin para a região ocupada de Kherson, alegou que um ataque ucraniano matou esta sexta-feira uma pessoa na cidade de Kakhovka.

"Um projétil dos terroristas de Kiev voou diretamente contra uma casa em Kakhovka. Uma pessoa foi morta e duas outras sofreram ferimentos moderados e foram hospitalizadas", disse Saldo no seu canal no Telegram.

2024-04-26
18:57

ATACMS "não são milagrosos", diz Lloyd Austin, mas "dão capacidade de efetuar ataques de longo alcance"

Em conferência de imprensa, e após anunciar um pacote de 6 mil milhões de dólares de ajuda militar à Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA reconheceu que uma das armas mais desejadas por Kiev, os mísseis ATACMS, "não são milagrosos".

"Já os fornecemos anteriormente à Ucrânia (mísseis ATACMS). Diferentes tipos, diferentes alcances. Não vou entrar em pormenores sobre o que fornecemos e como os ucranianos os poderão utilizar. O mais importante é que eles têm as capacidades", começou por dizer Lloyd Austin.

"Mas não são milagrosos, não resolvem o problema, precisam de ser integrados com outras coisas, como o Storm Shadow. Mas dão a capacidade de efetuar ataques de longo alcance, e isso é importante. Mas quanto a onde e como, isso cabe aos ucranianos decidir e dizer-nos", completou, citado pelo portal ucraniano RBC.

2024-04-26
18:13

Estados Unidos anunciam o seu maior pacote de sempre para a Ucrânia: 6 mil milhões de dólares

O secretário de Estado da Defesa do EUA, Lloyd Austin, anunciou esta sexta-feira um novo pacote de ajuda à Ucrânia, o maior que concedeu até à data: 6 mil milhões de dólares em armamento, cerca de 5,6 mil milhões de euros.

Este pacote, diz Austin, vai conter munições para os sistemas HIMARS e NASAMS, bem como para os Patriot, sistemas muito desejados pelo governo ucraniano.

"Tenho o prazer de anunciar um apoio de 6 mil milhões de dólares à Ucrânia. Este é o maior pacote de assistência com que nos comprometemos até à data", disse o governante, citado pela Reuters.

2024-04-26
17:54

Bélgica vai entregar F-16 à Ucrânia já em 2024

A Bélgica vai entregar caças F-16 à Ucrânia já este ano, informou o canal belga VRT, que cita o Ministério da Defesa do país.

A Reuters escreve que o plano inicial da Bélgica era fornecer estas aeronaves em 2025.

Mais Vistos

EM DESTAQUE