Requeijão com Abóbora e Mel

6 jun 2015, 23:45

Ingredientes

Gelatina:
5 folhas gelatina, demolhada em água fria,
400 ml sumo abóbora,
1 c. chá agar agar

Crumble:
3 c. sopa "Bee pollen”,
3 c. sopa pinhões,
3. c. sopa amêndoas sem pele,
3 c. sopa nozes,
3 c. sopa açúcar branco

Creme Requeijão:
330 g requeijão,
2 gemas,
200 ml natas,
2 c. sopa açúcar

Doce de Abóbora:
400 g abóbora, ralada,
200 g açúcar,
75 ml água,
2 paus canela,
0,5 cm fatia de gengibre,
1 grão cravinho

Cubos de Abóbora em Moscatel:
200 ml moscatel,
20 cubos de 1x1 cm abóbora,
50 ml hidromel,
1 pau de canela

Esponja de Nozes:
(atenção que precisa um sifão para esta receita)
40 g nozes,
300 g claras,
150g açúcar,
150g farinha

Preparação

Gelatina: Ferver sumo de abóbora. Quando estiver a ferver retire do lume e adicione gelatina demolhada e agar-agar. Misture e deixe solidificar no frigorifico na forma desejada.

Crumble: Num processador de alimentos, picar todos os ingredientes grosseiramente. Levar ao lume numa frigideira e deixar tostar, mexendo continuamente. 

Creme Requeijão: Passar requeijão num pass-vite. Aquecer natas. Bater açúcar e gemas até obter um preparado esbranquiçado. Adicionar um pouco de natas aos gemas lentamente para temporizar as gemas sempre mexendo para evitar cozer o ovo e a mistura coalhar. Junte essa mistura ao resto das natas, voltar ao lume de deixe atingir 85ºC para engrossar o creme. Retirar do lume e adicionar o requeijão, batendo com uma vara até ficar bem misturado sem grumos. Reserve no frio para solidificar um pouco (30 minutos). Transfira para um saco pasteleiro e guarde no frio até à hora de usar.

Doce de Abóbora: Levar todos os ingredientes ao lume numa panela e deixe cozer e reduzir até engrossar. Processar num processador de alimentos até obter um puré fino de doce de abóbora

Cubos de Abóbora: Cozer cubos no moscatel, hidromel e pau de canela até ficarem tenros.

Esponja de Nozes: Num processador de alimentos combinar todos os ingredientes até ficar uma massa sem grumos. Coar a massa, colocar dentro dum sifão, fechar e encher com duas cargas. Reservar no frio, cerca de 50 minutos. Num copo de plástico, perfure o fundo com 4 cortes e encha o copo até meio com a massa do sifão, agora em espuma. Cozer no microondas 50 segundos a 900W. Retirar a massa, com cuidado, do copo de plástico e partir em pedaços para o empratamento.


Receita da Ann-Kristin (Segunda edição)