Filetes de polvo com o seu arroz

26 jun 2016, 23:38

Ingredientes

100g Polvo
1 Chouriço de carne
2 Folhas de Louro
1 Cebola
6 Dentes de Alho
Vinho Tinto q.b.
1 Pimento Verde, Vermelho e Laranja
Farinha q.b.
2 Ovos
1 Couve Portuguesa
Vinagre q.b.
100g Arroz Carolino
3 Cenoura
4 Tomates
1 Molho de Salsa
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação

Polvo: Num tabuleiro de forno coloque o polvo e adicione cebola, louro, alho, tomate, cenoura, um chouriço inteiro e o azeite, sem temperar com sal. Tape com duas folhas sobrepostas de papel de alumínio e sele bem. Cozinhe no forno durante 40 minutos a 200º. A meio destape, regue com vinho tinto e volte a tapar com o papel de alumínio.

Arroz: Prepare um refogado com cebola, alho e pimentos (picados finamente e em pouca quantidade), tomate em cubos (pelado sem grainhas) e louro. Adicione o arroz e deixe refogar durante 3 minutos. Regue com o caldo da cozedura do polvo, na proporção de 2 volumes para 1. Junte as pontas e cabeça do polvo cortados. Reserve as partes mais grossas dos tentáculos para os filetes. Deixe cozer tapado em lume brando durante 15 minutos. No final corte a cabeça e os tentáculos do polvo e termine com salsa picada.

Filetes: Corte os tentáculos do polvo ao meio de forma a obter os filetes. Passe por farinha e ovo temperado e frite em azeite.

Couves: Corte as couves em pedaços e apare os talos. Escalde em água com sal. Escorra e deite num tacho com azeite e alho. Deixe cozinhar tapado em lume brando durante 5 minutos. Junte a farinha e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos. No final tempere com sal e vinagre.

Esta receita é inspirada na da avó do Chef Rui Paula.