Borrego no forno com migas de grelos

5 jun 2016, 23:18

Ingredientes

2 Bifes de borrego
3 Folhas de louro
Q.b. Paprika
Q.b. Pimentão-doce
2 Colheres de sopa de Banha
Sal e pimenta q.b.
2 Chalota
2 Tomate
2 Cenoura 
Q.b. Vinho tinto
3 Dentes de Alho
4 Raminhos de Alecrim
1 Molho de Cebolinho
Q.b. Azeite
1 Broa de milho
1 Molho de Grelos
100g de Feijão-frade cozido
Nota: é necessário um fio de norte para atar o borrego

Preparação

Carne: Ate o borrego formando um cilindro. Em seguida tempere com paprika, pimentão-doce, azeite e sal. Marine numa taça com alecrim, alho esmagado e uma folha de louro. Deixe marinar durante 20 minutos. Corte a cenoura, o tomate e a chalota em cubos e disponha num tabuleiro de forno. Sele a carne numa frigideira com azeite e banha. Retire e colocar no tabuleiro por cima dos legumes. Reserve. Junte aos sucos da carne o que sobrou da marinada e um pouco de vinho tinto e envolva em lume brando. Rege a carne com este molho e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 a 30 minutos, vigiando para não passar do ponto. No final deixe a carne repousar fora do forno durante 10 minutos.

Migas: Arranje os grelos e ferva-os numa panela com água e sal. Assim que estiverem cozidos devem passar-se para uma tigela com água fria para pararem de cozer. Esmigalhe a broa e pique o alho. Passe o feijão-frade pelo escorredor lavando para retirar a goma. Numa panela com azeite abundante aloure o alho e junte a broa. A este preparado junte os grelos escorridos e picados, mexendo. No final junte o feijão-frade, misture tudo e retifique os temperos com sal e pimenta.

Molho: Retire o alecrim, a carne e o louro do tabuleiro e com a varinha mágica triture os legumes. Passe pelo coador, reduza ao lume e volte a passar pelo chinês.

Empratamento: Corte a carne em fatias. Num prato, coloque as migas dentro de um aro. Retire o aro e disponha a carne fatiada ao lado das migas e regue com o molho. Decore com um ramo de cebolinho por cima da carne e das migas.