Bacalhau Circense

12 jun 2016, 23:34

Ingredientes

2 Lombos de Bacalhau
3 Batatas doce laranja e roxa
1 Bolbo de Funcho
Tomilho q.b.
Azeite q.b.
5 Fatias de Broa de Milho
2 Dentes de Alho
Poejo q.b.
Coentros q.b.
3 Tomates Cherry
Manteiga q.b.
Leite q.b.
3 Cenouras Baby
1 Lima
Sal e Pimenta q.b.
Sementes de Papoila

Preparação

Puré de Batata:

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e coza em água a ferver com sal e funcho. A meio da cozedura retire o funcho para não se misturar com as batatas. Quando estão cozidas, escorra-as. Triture com a varinha mágica, adicione um pouco de manteiga e vá adicionando o leite para conseguir a consistência pretendida.

 

Bacalhau:

Numa frigideira com azeite aloure a broa esmigalhada.

Num pirex coloque azeite e disponha as postas de bacalhau de lado. Cubra com alho picado e azeite e por cima a broa. Tempere com poejo e coentros e leve ao forno a 190º ate verificar que o bacalhau começa a lascar para não secar demasiado.

Legumes:

Brinja os tomates cherry e a cenoura baby (raspe finamente a casca com uma faca). Os tomates devem ser retirados da água assim que a casca começa a sair. Numa frigideira salteie estes legumes com manteiga, azeite, tomilho, sumo de lima e sal e pimenta q.b. Coloque tudo numa taça e leve ao forno durante o tempo que faltar para terminar o bacalhau.

Empratamento:

Coloque a posta de bacalhau e regue com o azeite do assado. Decore com o puré com a ajuda de um saco de pasteleiro. Ao lado disponha a cenoura salpicada com sementes de papoila. Por último os 3 tomates cherry com o seu caldo e o ramo de tomilho desse preparado.