26 nov, 23:52

Tiago e Gonçalo Kruss abandonam MasterChef Júnior

Depois de formado o top 18 de 2017, chega a altura dos aspirantes entrarem, pela primeira vez, na cozinha MasterChef.

À sua espera está um circo com malabaristas e com um tio mágico que, com a sua varinha, faz aparecer cinco juniores do ano passado: Maria, João Mata, Rosarinho, João Francisco e Kiko. Cada um deles traz um prato que fez sucesso entre os jurados e que os aspirantes deste ano terão de reproduzir na perfeição. O José, a Maria Tete, a Beatriz e o João terão de confecionar a Açorda de Bacalhau Alentejana do João Mata; o Gonçalo, o João Miguel e o Nuno irão reproduzir o Lombo de Porco com mostarda, noz e pistachos da vencedora do ano passado, a Maria; a Flor, o Américo, o Francisco e a Francisca ficam com o prato da Rosarinho: Bolo de Chocolate com Avelãs e Mousse de Lima; a Ariana, a Joana e o Gonçalo Kruss farão um Mini-hambúrguer de Porco e Feta, o prato do João Francisco; o António, a Maria, a Lara e o Tiago irão reproduzir o prato do Kiko: Semifrio de Abóbora com Creme de Requeijão.

Terminada a prova, os jurados apenas provam a melhor reprodução de cada prato. Sendo assim, os escolhidos são: José, Nuno, Flor, Ariana e Maria. O melhor prato pertence ao José e o segundo melhor a Flor, eles serão os capitães da prova em equipas. O José ganha, assim, 6 pontos, a Flor 5 pontos, a Ariana 4, a Maria 3 e o Nuno 2 pontos.

É no Parque das Nações, em Lisboa, mais propriamente na Altice Arena, que decorrerá a primeira prova em equipas. Os aspirantes terão de confecionar um menu para a equipa do Frozen, um espetáculo Disney on Ice. São 80 convidados que irão provar o menu de cada equipa e votar na sua favorita; a equipa com mais votos vence a prova. A equipa vermelha é constituída pela Flor, Lara, Gonçalo, Gonçalo Kruss, Beatriz, Maria Tete, Nuno, António e Tiago. A serem liderados pelo José, na equipa azul, estão o Américo, o João Miguel, a Ariana, o João, a Francisca, a Joana, o Francisco e a Maria. A equipa vermelha vai cozinhar sopa de alho francês, lasanha de bacalhau e legumes e torta de laranja. A equipa azul fica com sopa de abóbora, arroz de frango e legumes e torta de cenoura. Antes de começar a prova, os aspirantes têm a oportunidade de patinar no gelo com as estrelas do espetáculo e conhecer as suas personagens favoritas.

A prova de três horas não é pera doce para as duas equipas e os capitães não têm uma tarefa fácil ao chefiar equipas grandes. Os jurados intervêm e os 80 convidados são servidos a tempo e horas. O resultado da votação só será anunciado na cozinha do MasterChef, mas antes do regresso os juniores vão poder ver o espetáculo do Frozen, mais uma surpresa do MasterChef Júnior.

De regresso à cozinha, os aspirantes conhecem o veredito: a equipa azul teve mais votos e é por isso a vencedora; os aspirantes pertencentes a esta equipa ganham 6 pontos cada e os da equipa vermelha 3 pontos. Com o acumular da pontuação de todo o episódio, apenas farão esta prova o António, a Beatriz, o Gonçalo, o Gonçalo Kruss, a Lara, a Maria Tete, o Nuno e o Tiago. À sua frente, estes aspirantes têm um uma Caixa Mistério com mais uma surpresa: a sua figura em bolo! É através de um bolo muito bem decorado que terão de conquistar os jurados, em jogo está a sua permanência na cozinha do MasterChef.

O autor do melhor prato é o António que conquista 6 pontos. Os piores pratos pertencem ao Tiago e ao Gonçalo Kruss que recebem apenas 1 ponto cada. Somados os pontos, são os aspirantes com a menor pontuação da semana e, por isso, abandonam a cozinha do MasterChef na segunda semana de competição.