19 jun, 00:55

Pedro Górgia abandona o MasterChef Celebridades

Esta semana, sete celebridades voltam à cozinha mais famosa do país para competir pelo título de MasterChef Celebridades. Na primeira Prova são surpreendidos por dois convidados muito especiais: Pedro Jorge e João Francisco, concorrentes do MasterChef Júnior 2016, entram na cozinha prontos para testar as capacidades das nossas estrelas! Debaixo da Caixa Mistério os nossos aspirantes descobrem utensílios de cozinha em tamanho miniatura. Parece que vão “brincar às cozinhas”... mas esta prova não é nenhuma brincadeira uma vez que o autor do pior prato irá direto para a eliminação. Durante 1h15 as nossas celebridades têm liberdade para escolher o prato que vão apresentar e os ingredientes, mas só podem utilizar os mini-utensílios durante a confecção. Como se não bastasse, os Mini Jurados Pedro Jorge e João Francisco são os supervisores de serviço, e não poupam críticas! Durante a prova, todos sentem dificuldades em cozinhar nos utensílios em miniatura e lutam até ao último segundo para levar a bom porto os pratos que escolheram. Pedro Jorge, João Francisco, Kiko, Miguel Rocha Vieira e Rui Paula provam e avaliam os pratos e revelam o Top 3: Vanda Miranda tem o terceiro melhor prato, Pedro Górgia o segundo e a grande vencedora deste desafio é Sara Prata, que entrega o prémio à instituição Casa do Gil. Por outro lado, os pratos de Naide Gomes e Sílvia Rizzo foram os que menos convenceram os jurados, sendo que o pior prato pertence à ex-atleta olímpica. Naide recebe assim um passaporte direto para a Prova de Eliminação.

Segue-se um novo desafio no exterior, e, desta vez, os aspirantes terão de enfrentar ventos e marés naquela que é, sem dúvida, a prova mais fresca da temporada! É da Docapesca de Sesimbra que partem numa embarcação com a missão de pescar os peixes que vão depois cozinhar, em equipas, para os mais exigentes convidados. É que, nesta Prova, vão preparar pratos de Cavala e Carapau para os Pescadores da zona! As nossas Celebridades seguem assim numa aventura mar adentro, onde dão tudo para ajudar os Pescadores a trazer para terra o peixe mais fresco. De regresso à Docapesca de Sesimbra, separam o peixe capturado e depois dividem-se em duas equipas: Azul (Capitã Sara Prata, Isaac Alfaiate e Sílvia Rizzo) e Vermelha (Capitão Pedro Górgia, Afonso Vilela e Vanda Miranda). Mesmo antes de darem início à prova, os jurados revelam que a equipa de Sara, vencedora do primeiro desafio, tem como vantagem ter água junto à bancada... enquanto que a equipa de Pedro terá de ir ao mar buscar água para lavar os peixes. Agora sim, está tudo pronto para a confecção! Vermelhos e Azuis lançam-se às cozinhas e, em duas horas, cada equipa terá de preparar uma Entrada e um Prato Principal. Entre arranjar, escamar, filetar e cozinhar o peixe... são muitas as dores de cabeça para os aspirantes durante esta prova, onde nem faltou um brinde por parte de uma gaivota que sobrevoava as bancadas. Ambas as equipas conseguem terminar a prova a tempo e, na hora da verdade, são os pescadores a decidir quem ganha esta prova. A vitória sorri à equipa azul por larga maioria e, assim sendo, serão os elementos da equipa vermelha (Pedro Górgia, Vanda Miranda e Afonso Vilela) que se juntarão a Naide Gomes na prova de eliminação.

No regresso à Cozinha, a equipa que saiu vitoriosa da prova anterior (Sara, Isaac e Sílvia) ocupa o seu lugar na varanda e tanto Naide (autora do pior prato na primeira prova da noite), como Pedro, Vanda e Afonso (equipa derrotada no desafio exterior) ocupam os seus lugares nas bancadas onde se encontra já o ingrediente principal do próximo desafio, coberto por um misterioso pano preto. No momento de destapar o pano, descobrem galinhas... ainda com penas. Nesta prova de eliminação, terão uma hora e meia para depenar uma galinha e preparar um prato à escolha de cada um. Durante a prova, não sentem grandes dificuldades em depenar as galinhas... mas a pressão aumenta à medida que o tempo passa. No final, os Jurados ocupam os seus lugares no Restaurante onde provam os pratos de cada aspirante. Depois da deliberação, os jurados comunicam quem será a Celebridade que terá de abandonar a competição esta semana. O prato menos bem conseguido da noite é o de Pedro Górgia, que abandona a cozinha com muitos elogios à sua boa disposição contagiante.