28 jan, 23:19

Américo conquista o título de MasterChef Júnior 2017

Na décima e última semana de competição os aspirantes Maria, Flor, Nuno e Américo vão dar tudo por tudo para alcançar o tão desejado título de MasterChef Júnior 2017. A semana começa com a maior das surpresas e os aspirantes são transportados de imediato para a grande festa da final onde contam com uma presença muito especial: Rita Pereira. Rita junta-se à festa e lança o desafio aos quatro finalistas de fazerem o seu prato assinatura, um prato pessoal que os deve caracterizar enquanto cozinheiros. A tarefa não é fácil e os aspirantes terão o tudo ou nada. Para tal fazem as suas opções: Maria decide apresentar uma lasanha de carne como prato assinatura. Flor assumindo-se como pasteleira apresenta-se com um Bolo à la Flor constituído por bolo de chocolate, merengue de lima, caramelo salgado, ganhache e crocante de avelãs. Nuno opta por deixar a sua marca com pregado com crosta de amêndoa com puré de ervilha, ervilhas crocantes e cogumelos salteados. Por fim, Américo decide escolher carré de borrego, uma carne muito apreciada por ele. Para isso decide fazer o borrego assado no forno com puré de aipo e batata e legumes salteados.

Depois de uma dura prova com alguns contratempos Américo sagra-se o vencedor. Como recompensa da vitória nesta prova Américo obtém passagem direta para o grande duelo final, sendo o primeiro finalista.

Depois de muitas lágrimas, sorrisos e empenho Maria, Nuno e Flor competem entre si na derradeira prova exterior realizada no Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra. Aqui serão desafiados de forma muito especial e terão que servir convidados muito especiais da família MasterChef (Manuel Fernandes, Maria Manuel, Rita Neto, Afonso Vilela, Vanda Miranda, Gany Ferreira, Pedro Górgia e Sílvia Rizzo). Os pratos escolhidos pelos chefs e por Manuel Luís Goucha irão brilhar mas só um conquista o derradeiro lugar para duelo final. Nuno escolhe fazer Carabineiro da Nossa Costa com aipo e maçã verde servido com puré de maçã assada. Segue-se Flor que escolhe a sobremesa: Pêra Bebêda em vinho do porto e aromas, recheada com leite creme e acompanhada com caramelo salgado. A Maria fica-lhe destinado o Supremo de frango do campo com cogumelos e espargos e molho do mesmo acompanhado com o melhor puré de batata do mundo.

Nuno é o aspirante que vence esta prova sagrando-se assim o segundo finalista de Masterchef Júnior 2017.

Na última prova é chegado o tão ansiado momento de conhecer o vencedor de MasterChef Júnior 2017. Os dois finalistas, Nuno e Américo, travam uma dura batalha em que só um poderá sair vencedor. Num momento de muita emoção e nervos à flor da pele, os finalistas irão confecionar dois pratos de um menu à sua escolha perante o olhar atento dos ex-aspirantes e das famílias dos finalistas.

Américo decide confecionar para prato principal: Frango recheado com farinheira com molho de cogumelos e espargos e cogumelos salteados. Para a sobremesa apresenta: Petit gâteau com crumble de amendoim e caramelo salgado.

Nuno apresenta filete de salmonete com xerém de ameijoas e vinagrete de salicórnia e para sobremesa Biscuit de dois chocolates com gel de maracujá e crocante de avelã.

No final deste duelo Américo sagra-se vencedor do Masterchef Júnior 2017 erguendo o seu troféu.