10 dez 2017, 23:23

A aventura do MasterChef Júnior chegou ao fim para Francisca e Francisco

A quarta semana de competição começa com uma visita ao fundo do mar, é lá que os aspirantes encontram uma sereia que escolheu o ingrediente estrela para a primeira prova: marisco e outros produtos do mar. Numa prova divertida, os aspirantes cozinham bem e assim se distribui o Top 5: Nuno com 6 pontos, Américo com 5, António com 4, Francisco com 3 e Flor com 2. O Nuno e o Américo vão, assim, ser os capitães da prova em equipas que decorrerá em Oeiras, nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Na prova exterior os aspirantes vão aprender a respeitar as diferenças, visto que irão cozinhar para duas comunidades diferentes: a Islâmica e a Hindu. Vão conhecer as suas crenças e religiões que influenciam a sua forma de vida e, neste caso, a sua alimentação. A equipa vermelha é constituída por: Nuno, António, Gonçalo, Maria, Flor,

SINOPSE VERSÃO LONGA (PARA PUBLICAÇÃO DEPOIS DA EMISSÃO E SECOND SCREEN) SPOILER

João Miguel, e Maria Tete. Da azul fazem parte Américo, Francisco, Ariana, Beatriz, José, Francisca e Lara. A equipa azul faz Frango Tikka Masala para a Comunidade Islâmica e Arroz de Legumes para a Comunidade Hindu; já a equipa vermelha opta por um Caril de Legumes para a Comunidade Hindu e por uma Tajine de Borrego para a Comunidade Islâmica.

A equipa vermelha é a que brilha mais e é a vencedora da prova. Na terceira e última prova só estarão em jogo seis aspirantes: Ariana, Beatriz, Francisca, Francisco, José e Lara.

Estes aspirantes irão, à vez, escolher uma proteína para trabalhar na prova, mas à medida que as proteínas vão sendo escolhidas, o tempo de prova também vai diminuindo. As proteínas disponíveis são: fígado de vitela, lulas, perdiz, magret de pato, lombinho de vitela e ovas. O primeiro a escolher é o Francisco, pois é dos seis, aquele que tem mais pontos, ele escolhe o lombinho de vitela e tem 90 minutos para o confecionar. Calha-lhe a ele decidir que aspirante escolhe a seguir e ele opta por José que escolhe as ovas e fica com 85 minutos para a sua prova. José escolhe Beatriz que opta pelo magret de pato com 80 minutos de prova. Beatriz decide que será Ariana a escolher a seguir e Ariana escolhe as lulas e tem 75 minutos para as cozinhar. A seguir, Francisca é a escolhida por Lara e ela opta pela perdiz, tendo 70 minutos para a cozinhar. Lara fica para o fim, com apenas 65 minutos de prova e com o fígado de vitela, a proteína restante.

A Lara é a autora do melhor prato com umas Iscas com Elas e a Francisca e o Francisco são os autores dos piores pratos, recebendo apenas 1 ponto cada um o que se revela não ser suficiente para continuarem na cozinha MasterChef.